- CONTENÇÃO MECÂNICA E RECUPERAÇÃO
A contenção do óleo sobrenadante, normalmente realizada com a utilização de barreiras de contenção que concentram o óleo para seu posterior recolhimento, é frequentemente vista como solução ideal para resposta a derramamento de óleo, mesmo indo de encontro à tendência natural de espalhamento do óleo, influenciado pelas condições de ventos e do mar. A seleção do equipamento deve ser feita de acordo com o tipo de óleo derramado e as condições de mar, sendo que em condições de mar tranqüilo, a capacidade de contenção do óleo é mais eficiente.
Além de utilizadas para contenção do óleo, as barreiras também podem ser úteis para desviar manchas para locais menos vulneráveis ou mais favoráveis à aplicação de técnicas de remoção e proteger locais estratégicos a fim de evitar que manchas atinjam áreas de interesse ecológico ou socioeconômico. São constituídas basicamente por:
• Flutuador: constituído por ar ou algum material flutuante;
• Lastro: elemento de tensão longitudinal para prover força de resistência às ações de ventos, correntes e ondas, mantendo a barreira na posição vertical;
• Saia: elemento para prevenir ou minimizar a fuga de óleo por baixo da barreira;
• Borda Livre: elemento para prevenir ou minimizar a fuga de óleo por cima da barreira.
- ABSORVENTES
São utilizados para limpeza do óleo derramado, absorventes com propriedades oleofílicas, orgânicas, sintéticas ou minerais, que podem se apresentar na forma granulada ou envolvidos em tecidos porosos formando "almofadas", aplicados diretamente sobre o óleo.
Esse método, do ponto de vista ecológico, é bastante útil visto que causa prejuízos mínimos ao ambiente, entretanto é de aplicação limitada, sendo indicado para limpeza da costa na impossibilidade de um mecanismo de sucção. O uso de uma almofada sorvente pode, rapidamente, retirar o óleo da superfície. A turfa vegetal e a palha de milho são os produtos mais utilizados nos vazamentos de óleo.