Por 2 lógicas simples, 1 espólios de guerra, se ninguém foi derrotado com posses, não há de onde tirar os itens, e 2 criar um sistema que não possa ser extremamente explorado, com 1 jogador com 200k na mão entrando em batalhas no lado que obviamente vá ganhar, ficando escondido, nunca desmaiando e proporcionando aos outros itens absurdos sem custo nenhum.
Acho que o que você entendeu errado, é que estamos dizendo que o jogador que vai pegar o item é quem precisa desmaiar. Não é isos, o que estamos dizendo é que os espólios de guerra são baseados no total de dinheiro perdido na batalha, pelos jogadores derrotados, uma coisa que faz todo o sentido do mundo.
Por exemplo:
Ninguém vai com nenhum dinheiro na batalha, exceto eu que vou na batalha com 999999999999999999999999999999999999999$ na mão, e não desmaio .
O resultado seria que ninguém pegaria nenhum item.
Mas se eu vou na batalha com 999999999999999999999999999999999999999$ e desmaio, todos os sobreviventes iriam sair da batalha com sabres de luz, porque foram patrocinados pelos espólios da minha derrota.
Faz bem mais sentido que ir na batalha com dinheiro na mão, não perde-lo e magicamente itens se materializarem para os sobreviventes, além de que assim, apesar de ainda ser possível explorar o sistema não seria possível explorar ele de graça.